quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A escola e as Tecnologias

Que as escolas já tomam conhecimento da importância das tecnologias, isso é fato!

Mas o que muitas ainda desconhecem, são as opções dentro das tecnologias assistivas, ou seja,  os hardwares e softwares que auxiliem ou substituam alguma parte do corpo, que por sua vez podem auxiliar durante as aulas.

Com essa interação tecnológica nas escolas, é necessário pensar nas tecnologias para aqueles para os alunos com deficiência, que não enxergam, não vêem, ou tem dificuldades de motoras, pois eles também tem o direito de aprender como todos os outros.

A opção de tecnologia para os alunos com deficiencia é de grande beneficio, pois o computador pode substituir o caderno que muitos não conseguem manusear, já no computador com essas tecnologias torna-se mais fácil.

Artigo 24 

Educação

“Os Estados Partes reconhecem o direito das pessoas com deficiência à educação. Para efetivar esse direito sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades, os Estados Partes assegurarão sistema educacional inclusivo em todos os níveis, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida, com os seguintes objetivos:
O pleno desenvolvimento do potencial humano e do senso de dignidade e auto-estima, além do forta­lecimento do respeito pelos direitos humanos, pelas liberdades fundamentais e pela diversidade humana;
O máximo desenvolvimento possível da personalidade, dos talentos e da criatividade das pessoas com deficiência, assim como de suas habilidades físicas e intelectuais;
Garantindo que a educação de pessoas, em particular crianças cegas, surdocegas e surdas, seja ministrada nas línguas e nos modos e meios de comunicação mais adequados ao indivíduo e em ambientes que favoreçam ao máximo seu desenvolvimento acadêmico e social”.
Sendo assim alguns recursos podem ser utilizados para as aulas:





*Este são alguns exemplos de tecnologias assistivas, ou seja, hardwares especializados que auxiliam no contato do aluno com o computador.

A inclusão imediata ainda é uma utopia, pois as escolas necessitam de estruturas acessíveis, materiais especializados, professores capacitados, mas principalmente de POLÍTICAS PÚBLICAS que favoreçam essas pessoas para uma vida escolar “normal”.

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